segunda-feira, 15 de abril de 2013

"Ser Cristão" 2



Há coisas acontecendo ao nosso redor que me colocam a pensar o que é um cristão para esse mundo.
Em tempos passados, fomos de todas as formas perseguidos, humilhados, injustiçados, privados por amor a um Deus que morreu numa Cruz por nós, mas hoje tenho que admitir que muitas vezes tem-se razão por ser contra alguns cristãos, pois agem como mundanos, vivem como mundanos e praticam sem qualquer discernimento, baseado em seus sentimentos e pior ainda, "espiritualizando" suas atitudes egoístas, puramente egocêntrica.

Ser cristocêntrico hoje é confundido com radicalismo exagerado, querer ser "santo demais" e eu entenderia essas palavras vindas de qualquer pessoa menos das que eu ouço, as que se dizem cristãs. Perdeu-se a conversão por uma confissão, um arrependimento por uma mudança de atitude sem mudança de mente, o que não é um arrependimento. Alguns amados esquecem que mais radical que alguém que diz para um cara, justo perante a sociedade, que se não der TUDO quanto tem, não pode ser seu discípulo, TUDO, não existe.
Eu definitivamente não sou mais radical que Ele.

Estamos em dias muito estranhos, em que todos são "evangélicos" ou "cristãos" mas suas vidas são marcadas por uma caminhada até onde convém, sem nenhuma grande renuncia, atos de fé apenas movidas porque dói em si e dura até cansar de esperar, e não até ter uma resposta de Deus.
Uma troca com Deus em que eu dou para Deus me dá e não dou por fé, crendo que o que Deus dá é melhor. Se Davi fosse crente no evangelho dos dias de hoje, jejuasse por seu filho doente e ele morresse ou seria por falta de fé ou porque Deus é mal em não perdoar, primeiro porque fé parece que é garantia de resposta favorável ao nosso gosto e segundo como se perdão fosse obrigação e não Graça de Deus para com quem pecou contra Ele.

Estou cansado do evangelho fraco, sem renuncia, sem santidade, sem cruz, sem amor puro, sem caminho estreito, sem piedade, sem oração, sem mudança, sem perdão. Receio que muitos não poderão mais fazer a famosa "oração do pai-nosso" porque quando chegarem a “perdoa-me como eu perdoo”, verão que não podem ser perdoados nessas condições, pois nem buscam perdoar "certos tipos de situação" talvez por ser humilhantes demais, ou seja, lá que desculpa, eles preferem dar. E é inevitável lembrar que tem os que dizer que perdoam mas não querem ver nem pintado ou perdoam mas nunca mais quer falar, ter contado, restaurar com o ofensor. Acho que perdeu-se o significado de perdão para Deus. Não é esquecer, é não levar mais a questão em consideração e não mais julgar conforme o sentimento atribuído a ofensa sofrida, o que não significa que anule a justiça, mas ainda assim não podemos esquecer que sempre existe a possibilidade de ficar com o prejuízo pelo bom Testemunho cristão.

Como não-cristãos creram num povo que está mais perdido que eles, adoram um Deus de barganha, um Deus ritualístico, que em nada difere dos outros, dando bênçãos materiais enquanto não se tem mudança de atitude, nem mudança de cultura e vida. Esse não é o Deus que eu creio.
Meu Deus muda minha vida não porque me dá coisas, mas porque me transforma em Ser alguém melhor por dentro, não me faz rico financeiramente para não ter necessidade, mas me faz integro para que se eu nada tiver eu continue sendo. Meu Senhor muda o coração dos seus filhos, para que tenham caráter, sejam piedosos, homens e mulheres de valor, confiáveis, perdoadores, justos e muito mais do que posso saber, pensar ou escrever. A intenção do meu Deus não é se mostrar o mais abençoador, o mais poderoso, Ele é mesmo que ninguém entenda os caminhos Dele, mesmo que não acreditem, Ele quer que Seus filhos testemunhem diante de um mundo corrompido, mostrando o amor Dele, a Paz e que somente esse Deus é o Verdadeiro porque é o único que pode mudar o coração e o único que deu a própria vida por nós. Nunca na historia houve um Deus que ao invés de cobrar obras para salvar, decidiu se dar por aqueles que nada podiam fazer. Somente o meu Deus.

As vezes esquecemos que Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre, na angustia, na alegria, na dor, na tristeza, na bonança, na vitória, no cair, no levantar. Ele não precisa de nada da criação, tudo o que passamos, seja como ou quando, não acrescentam e nem diminuem nada em Deus, mas produzem somente mudança em nós. Nós aprendemos, nós somos os únicos beneficiados por tudo o que acontece, porque nosso Pai faz todas as coisas cooperarem em favor de Seus filhos.

4 comentários:

  1. Nunca na historia houve um Deus que ao invés de cobrar obras para salvar, decidiu se dar por aqueles que nada podiam fazer. Somente o meu Deus.

    gostei mt dessa frase.
    que Deus continue te usando.

    ResponderExcluir
  2. Amém,
    Esse nosso é Deus é de uma bondade que não alcançamos entender!

    E que Deus continue te usando tbm!!

    Abraços. ^^

    ResponderExcluir
  3. Não é fácil ser cristão! Isso é fato, e é exatamente o contrário disso que tem sido pregado em muitos lugares... Triste isso!
    É difícil ver os 'cristãos' buscando edificação, santidade etc. Mas é possível ir contra tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que vamos em contra disso mesmo! Fomos postos em defesa do evangelho, toda via que tenhamos sempre a sabedoria de ir com amor, pois sem amor nada podemos fazer!

      Obrigado pelo comentário!!

      Em cristo,
      Felipe Wagner

      Excluir