segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Amar ardentemente


1 Pe 1:22

Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade (a)
Tendo em vista o amor fraternal não fingido (b)
Amai-vos, de coração (c)
Uns aos outros (d)
Ardentemente (e)

(a) Fala da condição que se deve ter antes de amar. Sem isso, não há como existir amor, pois um coração não regenerado fica a mercê das circunstâncias e possui tendências autocêntricas e egoístas. O amor sem Cristo, não subsiste as adversidades e tende a durar por comodismo, ou ter limites, o que é contra a Palavra, pois o amor ensinado nas Escrituras é incondicional.

(b) Neste trecho fala do tipo de amor que temos que ter para com os irmãos. É um amor que entendemos por família que somos. O Sangue de Cristo nos comprou para que fossemos uma família e sendo assim, o amor que temos que ter é puro, sem maldade. O mundo perverte até esse tipo de amor, mas Deus resgata a essência através da primeira da condição anterior, purificando as relações entre Sua Família.

(c) Nesta parte fala da essência do amor. O coração geralmente é referencia como o centro do ser humano, de onde surge tudo que o somos. Pedro se preocupa em dizer que o amor deve vir não de uma atitude superficial, mas algo que vem do intimo do nosso ser é amar de verdade, sem segundas intenções, mas sinceramente. Se a boca fala do que está cheio o coração, falemos amores aos nossos irmãos.

(d) Como tudo nas Escrituras, nada que é mandamento, apesar de não depender do outro, é recíproco. É a conclamação, a preocupação de Deus em dizer que é para todos e com todos, sem acepção de pessoas, sem filtros conceituais preconceituosos, amor livre nos parâmetros de Deus.


(e) E por fim, fala da intensidade. É claro aqui que não é com desleixo, despreocupado, pois amar ardentemente não combina com essas palavras. Quem ama ardentemente, se preocupa, se importa, quer saber, quer estar junta, a própria existência do outro é motivo de alegria. Tem zelo e carinho, ama estar junto e tem saudades. Deus deu a intensidade, será que amamos e buscamos amar assim?

Felipe Wagner

Um comentário: